• Samuel Simões

Quais as VANTAGENS de Registrar a SUA Marca, você sabe?

Amigo empreendedor, empresário, estou aqui mais uma vez para falar de um tema de extrema importância que é saber quais as VANTAGENS de você registrar a marca do seu negócio.


Já escrevi bastante assunto aqui sobre os RISCOS de não registrar a marca... já falei também que o sistema jurídico de marcas brasileiro é do tipo "First to File" que significa (Primeiro a Protocolar), ou seja, o sistema de Registro de Marcas no Brasil prioriza a pessoa que Protocola Primeiro o Pedido de Registro e não aquele que começa usar primeiro. Por isso existem muitos casos de empresas que precisaram trocar seus nomes, domínios, jogar fora praticamente anos de investimento em seu nome, por que não registrou e perdeu o direito de uso para outra pessoa que, em muitos casos, até começou a usar o nome tempos depois, mas tomou o devido cuidado de registrar a marca e garanti-la como sua propriedade.


Como já escrevi aqui em várias ocasiões, o REGISTRO DA MARCA é a maneira mais SEGURA de GARANTI-LA como sua PROPRIEDADE


Então neste breve artigo irei apresentar outras vantagens que você empresário, empreendedor possui com o registro da sua marca.


VANTAGEM 01: GARANTIA DE PROPRIEDADE

Esta já está batida... mas é tão importante que não custa lembrar mais uma vez. Para ter o direito de exclusividade, impedir que terceiros usem indevidamente, impedir que terceiros registrem para si, a forma mais segura e garantida é fazendo o registro a sua marca.


VANTAGEM 02: PATRIMÔNIO

Sua marca é um patrimônio... E mais: a sua marca pode ser o MAIOR PATRIMÔNIO da sua empresa! Veja quantas empresas conhecidas nacionalmente e internacionalmente que suas marcas valem mais que seu próprio patrimônio físico! É só pensar em Coca-Cola, Nike, Google, Apple, Netflix, Avon e tantas outras. E antes que você se inferiorize ao se comparar com essas marcas citadas, ou outras, lembre-se: grande maioria delas começaram em garagens, ou em pequenos laboratórios e escritórios. Hoje só seus nomes valem mais de BILHÕES de dólares.


VANTAGEM 03: GARANTIA DE EXCLUSIVIDADE

Uma das grandes vantagens de se ter a marca registrada é sem dúvida a garantia de exclusividade. Ter exclusividade de uso, significa que você tem o direito de impedir que terceiros fazem o uso da sua marca indevidamente. Isso significa que, caso alguma pessoa, por esperteza, ou por querer se aproveitar do seu sucesso, começar a usar o mesmo nome que você tenha registrado, para comercializar produto semelhante, você pode solicita-lo que pare imediatamente de utilizar a marca, pois trata-se de USO INDEVIDO (sem consentimento do seu titular) que tem o direito, garantido por lei, do uso exclusivo no seu segmento.


VANTAGEM 04: RENTABILIZAR A MARCA POR MEIO DE LICENÇAS

Esta também é uma vantagem muito interessante e que pode ser muito lucrativa para o proprietário da marca. Imagine sua marca crescendo a nível nacional, ou até mesmo internacional, e você poder ganhar dinheiro apenas com a licença da marca para outras empresas. Licenciar a marca significa cobrar para que outros interessados usem sua marca.

Isso é muito comum no segmento artístico (ex. XUXA licencia sua marca para uma linha de brinquedos; Atletas Licenciam suas marcas para roupas e inúmeros outros artigos), segmento do entretenimento (Jogos da Disney, Games, Desenhos animados, etc.) ou em segmentos que grandes nomes trazem autoridades para o produto ou serviço (um produto assinado por um design, entre outros exemplos).


VANTAGEM 05: FRANQUIAS

Uma estratégia muito comum para expansão de um negócio é o modelo conhecido como franquia. Franquear, de uma forma bem genérica significa expandir seu negócio por meio da Licença do uso da sua marca juntamente com a venda do seu Know-how e todo o seu modelo de infraestrutura. Somente quem já deu entrada no registro da marca é que pode franquear, e expandir seu negócio por meio deste modelo.


VANTAGEM 06: CREDIBILIDADE

Uma marca registrada também é sinônimo de credibilidade. Indica que a empresa se preocupa com sua reputação no mercado e por isso preza pela segurança do nome que usa como sinal distintivo para seus produtos ou serviços. Certamente o consumidor também cria afeição por determinadas marcas no mercado e passa a relacionar determinadas marcas como sinônimo de qualidade, confiança, etc.


Após essa leitura espero que consigas perceber de forma mais clara a importância de fazer este investimento no seu negócio.


Em meus artigos eu tento ser simples e direto, e procuro usar uma linguagem mais fácil para que todos tenham entendimento de temas complexos da propriedade industrial.


Espero que este artigo tenha sido útil.

 

"Samuel Simões, é palestrante, consultor em inovação, engenheiro, agente da propriedade industrial (API 2255); atua junto ao INPI e junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)".


#marcas #registrodemarcas#registresuamarca #marcaregistrada#propriedadeindustrial #inpi


Leia também:

E se eu não registrar a minha marca, o que acontece?

Não registre sua marca antes de ler este artigo até o final!

7 Dúvidas frequentes sobre registrar uma marca.

Fiz o registro do domínio do site. Preciso Registrar a Marca?

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Todos os Direitos Reservados à Samuel Simões Serviços Eireli.

Praça Nereu Ramos, Biguaçu - SC

Rua João Pessoa 540, Blumenau - SC

Responsável: Samuel  C. Simões, Crea 88.601-0, API 2255.

 Políticas de Entrega, troca, devolução e reembolso:

Os Serviços de Protocolo de Marcas são entregues em até 10 dias úteis contados da confirmação do pagamento. Os Serviços de Patentes e outros são combinados entre as partes.

Por se tratar de prestação de serviços, as condições de trocas e reembolsos são acordados no contrato entre as partes.

E no caso de devolução e reembolso serão descontadas todas as taxas administrativas (de meios de pagamento, e-commerce, etc.).

CNPJ: 35.700.906/0001-01

Endereço Comercial: Praça Nereu Ramos - Biguaçu SC.

Informações de Contato: email: atendimento@ssimoes.com.br / Telefone: (48) 991842836