• Samuel Simões

CUIDADO com as FRAUDES nos Registros de Marcas!

Atualizado: 18 de Mai de 2020

Acredite ou não, Registrar a Marca do seu negócio, do seu produto, ou serviço, é ESSENCIAL. Entretanto no Brasil, a obtenção deste registro pela pessoa que usa o nome não é obrigatória para o funcionamento do seu negócio.


AGORA, caso queiras ter o Direito de Propriedade, e assim ser o único a poder utilizar o nome, aí SIM, o Registro da Marca é a ÚNICA maneira de se obter essa propriedade e ter o nome com USO EXCLUSIVO no mercado.


Mas o que eu quero informar aqui é que além disso, existem pessoas que se dizem "profissionais" do ramo de Registro de Marcas e que ligam para os empresários e empreendedores, que ainda não possuem marca registrada, e literalmente os ameaçam com o discurso de que estão com outra pessoa querendo registrar a mesma marca, e que se o usuário da nome não quiser efetuar o registro com ele (este suposto profissional) neste momento da ligação, ele fará o registro da sua marca para esta outra pessoa interessada. Normalmente este discurso vem seguido de uma ameaça que aí depois da marca registrada por esta outra pessoa, você será notificado e deverá parar de utilizar, etc., etc.


Amigo, na verdade juridicamente isso pode acontecer sim, ou seja, se outra pessoa registrar sua marca, e você não se opor, e esta outra pessoa ganhar a mesma marca, ela poderá te notificar para que você pare de usar. Mas, essa estratégia de LIGAR e ameaçar é um tremendo GOLPE! Não caia neste tipo de golpe. Normalmente estes supostos profissionais (que não são, pois se fossem não atuariam desta forma), só querem levar o seu dinheiro e de fato não estão preocupados nem um pouco com a ética profissional, muito menos com a proteção da sua marca.


Então MUITO CUIDADO! Para te ajudar no Registro da Sua Marca, procure profissionais credenciados, habilitados junto ao INPI, idôneos e que conduzem a profissão com ética e responsabilidade.


Desta forma você estará seguro de que sua marca estará bem cuidada.


Meus artigos são simples e direto, e procuro usar uma linguagem fácil para o entendimento de todos de temas complexos da propriedade industrial...


Espero que este artigo tenha sido útil.


"Samuel Simões, é palestrante, consultor em inovação, engenheiro, agente da propriedade industrial (API 2255), atua junto ao INPI e junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual".


#marcas #propriedadeindustrial #propriedadeintelectual #registrodemarcas #empreendedorismo #inovação #MEI #startup

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo