• Samuel Simões

Fiz o Registro do Domínio do Site... Preciso Registrar a Marca?

O registro de domínio e a marca influencia diretamente no seu posicionamento no mercado, isso não se tem dúvidas. Mas, o registro da marca é a única forma de assegurar a sua propriedade industrial. Segue este raciocínio: Sua empresa está indo bem, você já conquistou clientes e pensa em expandir os negócios, e até então você possui apenas o registro do domínio. Nunca se preocupou com o Registro da Marca. Agora, depois de certo tempo e bom investimento você descobre que o nome que você usa é Marca registrada de outra pessoa. E "literalmente" você está nas mãos dela. Por que o uso da marca, por você, juridicamente é indevido, pois não possui o consentimento da sua legítima titular.


Por este motivo, essa questão deve ser levada a sério e o cuidado com a marca é fundamental. A marca é a identificação do seu produto ou serviço e, muitas vezes, é o primeiro contato do cliente com a sua empresa. E o Registro da Marca é a forma mais segura de você garanti-la como sua propriedade.


Sabemos que a marca é a responsável por criar associações na cabeça do consumidor e se você já vem trabalhando há algum tempo para que essas relações sejam positivas, obviamente, não vai querer que a sua credibilidade caia de graça nas mãos dos seus concorrentes, concordas?


Muita gente confunde registro de marca com registro de domínio e há até quem diga que é a mesma coisa, porém, essa ideia é bem equivocada. Enquanto a marca dá direito de propriedade do nome registrado ao seu titular, o domínio é apenas a identificação da empresa na internet (ou o seu endereço na rede mundial de computadores).


Isso significa que ter um registro não exclui, de modo algum, a necessidade garantir o Registro da Marca, até por que o seu registro é muito mais abrangente juridicamente em todos os sentidos.


Com o registro de marca, você tem a proteção do seu negócio enquanto propriedade; com o registro do domínio, você tem a garantia de alinhamento na identificação da sua empresa em um dos principais canais de procura e consumo do seu cliente, que é internet.


Então, neste sentido, registre o domínio, para garantir seu posicionamento na internet e logo em seguida peça o registro da marca para garantir a propriedade deste nome. Inclusive, pesquisar previamente a disponibilidade de ambos, lhe dá ainda mais segurança no crescimento do seu negócio.


Após a leitura deste artigo imagino que você já deva estar pensando em começar a correr atrás desses assuntos. Saiba como proceder em cada caso e garanta a segurança do seu patrimônio industrial.


Em meus artigos eu tento ser simples e direto, e procuro usar uma linguagem mais fácil para que todos tenham entendimento de temas complexos da propriedade industrial.


Espero que este artigo tenha sido útil.


"Samuel Simões, é palestrante, consultor em inovação, engenheiro, agente da propriedade industrial (API 2255); atua junto ao INPI e junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)".


#marcas #registrodemarcas#registresuamarca #marcaregistrada#propriedadeindustrial #inpi


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Todos os Direitos Reservados à Samuel Simões Serviços Eireli.

Praça Nereu Ramos, Biguaçu - SC

Rua João Pessoa 540, Blumenau - SC

Responsável: Samuel  C. Simões, Crea 88.601-0, API 2255.

 Políticas de Entrega, troca, devolução e reembolso:

Os Serviços de Protocolo de Marcas são entregues em até 10 dias úteis contados da confirmação do pagamento. Os Serviços de Patentes e outros são combinados entre as partes.

Por se tratar de prestação de serviços, as condições de trocas e reembolsos são acordados no contrato entre as partes.

E no caso de devolução e reembolso serão descontadas todas as taxas administrativas (de meios de pagamento, e-commerce, etc.).

CNPJ: 35.700.906/0001-01

Endereço Comercial: Praça Nereu Ramos - Biguaçu SC.

Informações de Contato: email: atendimento@ssimoes.com.br / Telefone: (48) 991842836